segunda-feira, 7 de junho de 2010

Carlos Miguel Marracho - Testemunho

Caros amigos e associados,

Aproveito a rubrica dos testemunhos do blog de todos os Antigos Alunos do Colégio do Barão de Nova Sintra para também eu deixar o meu. Muito embora este texto não seja da minha completa autoria, resolvi alterar alguns pontos e publica-lo, uma vez que me rejo bastante nele e entendo que se aplica perfeitamente a todos nós, gostaria que alguns de vocês também tivessem a oportunidade de o ler e tirar as devidas ilações.

O que diferencia aqueles que chegam ao sucesso daqueles que nem sequer passam lá perto?

Ao analisarmos as condutas das pessoas de sucesso veremos que todas apresentam uma certa atitude, uma forma de pensar e de agir forte, características dos vencedores. Isso depende da atitude? Vejamos:

Uma pessoa vencedora diz assim: “Sou bom, mas vou ser melhor”. Uma pessoa perdedora diz: “Até que não sou tão mal quanto outros por aí”. Isso é uma questão de atitude! Da mesma forma, o vencedor, quando erra, diz: “Cometi um erro”, enquanto o perdedor dirá: “Não foi minha culpa” e, claro, em seguida culpará alguém.

Atitude de sucesso é acreditar que o resultado das coisas depende somente de nós mesmos e não, que seja coisa de sorte ou azar. É dizer: “Deve haver uma forma melhor de fazer esse trabalho”, ao invés do: “Por que mudar se sempre foi feito assim?”, invariavelmente dita pelo perdedor.

O perdedor vive do passado, onde encontra todas as justificações para a situação actual: traumas de infância, mágoas, “injustiças”, problemas familiares, falta de oportunidades, etc. Ou então, apega-se ao sucesso do passado, mesmo que seja o dos seus antepassados! Diante das adversidades, o perdedor considera-se vítima. Já o vencedor vive o presente, com olhos no futuro, acredita que será ainda melhor. Tudo o que passou de desagradável, ele já entendeu e usou para crescer, porque sabe que a adversidade é o melhor professor. Como aprendeu com o passado, deixa-o por lá, no passado – inclusive o sucesso – por que ele já aprendeu também que o sucesso do passado não garante o do futuro.

O perdedor não se compromete verdadeiramente com nada, está sempre “ocupado” e por isso nunca tem tempo para si, muito menos para os outros, mas diz: “Estou a fazer a minha parte”. Quando é confrontado com uma promessa feita, desata a justificar-se. Atitude de sucesso é ao contrário, é sentir-se responsável, é comprometer-se na verdade, empenhar e cumprir a palavra. Com isso o vencedor sempre dispõe de tempo para os outros e, portanto, para si.

Atitude de sucesso é enfrentar os problemas um a um, como faz o vencedor. Já o perdedor nem sequer se atreve a tentar. Ele foge dos problemas, contorna, evita. Na verdade foge dele porque ele é parte do problema, enquanto o vencedor é parte da solução.

Atitude de sucesso é ouvir, compreender e responder. Ao respeitar aqueles que sabem mais, o vencedor aprende com eles e ao respeitar os que sabem menos, o vencedor compromete-se a ajudá-los e, assim, cresce sempre. Já o perdedor apenas espera até que chegue sua hora de falar. Fala, mas não diz nada. Resiste aos que sabem mais que ele e, para se justificar, aponta apenas os defeitos.

Dá para concluir que o sucesso está ligado directamente à atitude? Atitude de sucesso é reconhecer que ser vencedor não é lutar e vencer adversários externos, mas sim vencer a si mesmo, aprimorar o que se tem de melhor. É acreditar na possibilidade do aprimoramento e nunca invejar aqueles que trabalham connosco e/ou para nós… é apoia-los e trabalhar com eles.
---
Agora escolham, também, vocês que caminho pretendem traçar…

1 comentário:

  1. Do-Baptista
    ola Marracho!
    o teu texto é inspirador e de esperança para que tudo se una, que todos juntos fazemos a força e iremos vencer.
    espero que as palavras que escrevestes lembrem os sonhos de um passado ,que se lembraram do que iria ser no futuro,mas que no presente se esquecem do futuro passado.
    um abraço para ti Marracho

    ResponderEliminar