sexta-feira, 6 de novembro de 2009

COMPROMISSO 2010-2011









Da esquerda para a direita: Carlos Marracho (Tesoureiro-Geral), Quintino (Secretário), Leonel Cunha (Presidente), Tiago Nércio (Vice-Presidente), Hélder Carvalho (Vogal), José Baptista Cordeiro (Vogal)

ÍNDICE

1 ÓRGÃOS SOCIAIS
2 INTRODUÇÃO
3 PROJECTO
4 INTRODUÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES 2010
5 PLANO DE ACTIVIDADES

1 . ÓRGÃOS SOCIAIS (2010/2012)


ASSEMBLEIA GERAL

PRESIDENTE
Floriano da Silva Cunha

VICE-PRESIDENTE
Manuel António Ribeiro Oliveira

SECRETÁRIO
Ricardo Paulo Silva Camões

DIRECÇÃO

PRESIDENTE
João Leonel da Silva Cunha

VICE-PRESIDENTE
Tiago Ricardo Nércio

SECRETÁRIO
Quintino Paulo da Silva Cunha

TESOUREIRO
Carlos Miguel Marracho

VOGAL
Hélder José Moreira Carvalho

VOGAL
José Alberto Baptista Cordeiro

CONSELHO FISCAL

PRESIDENTE
José Júlio Madureira

VICE-PRESIDENTE
Ângelo Silveira

SECRETÁRIO
Ricardo Brites

VOGAL
José Fernando Lopes Silveira

2 . INTRODUÇÃO

Tendo conhecimento da falta de rumo que atravessa actualmente a Associação dos Antigos Alunos do Colégio do Barão de Nova Sintra (designada doravante de AAACBNS), por diversas razões que caberão a quem de direito pronunciar-se, mas cuja explicação é agora de somenos importância – sabendo que a indisponibilidade da sala de reuniões refreou ânimos e fez com que a dinâmica se perdesse – nós, cinco ex-alunos do Colégio do Barão de Nova Sintra, unimos esforços para tentar levar a bom porto a regeneração da mesma. Em suma, apresentamo-nos como candidatos às eleições dos Corpos Gerentes da AAACBNS para o biénio 2010-2011.
Não estamos de forma alguma à procura de protagonismo, ocupação para os tempos livres ou de instigar comoção e instabilidade, sentimos simplesmente que Nova Sintra foi a nossa casa e, como tal, não podemos sair de nossa casa e não voltar a ver algumas pessoas que ajudaram a educar-nos, as paredes que nos viram chorar, relembrar momentos que marcaram a história de cada um de nós e os amigos que lá deixamos. Não podemos, sobretudo, depois de sair para o “mundo novo” deixar de ver os irmãos que cresceram connosco.
Quando nos cruzamos na rua, mesmo depois de largos anos sem nos vermos, os abraços entre nós, são trocados de maneira inexplicável, reacção que apenas um ex-aluno de Nova Sintra consegue entender. Então, por quê esperar mais dez anos até que nos encontremos no trânsito, na fila dos correios ou no metro? Então por quê não tentar ajudar um amigo que tenha saído de Nova Sintra com as dificuldades que normalmente todos temos? Nós conseguimos ultrapassar isso! Por que não trabalhar em prol daqueles, que como nós só querem ter uma vida decente?
As eleições para os órgãos sociais da AAACBNS revestem-se de particular importância, pelo momento que atravessa ou, se preferirem, não atravessa. É essencial a colaboração de todos, porque os objectivos só se atingem com esforço e críticas construtivas, com novos associados e parcerias com outras Instituições, com espírito de sacrifício e boa vontade de todos os intervenientes.
Aos que nos queiram acompanhar, alertamos para as exigências, como tudo o que se faz na vida. Exigimos responsabilidade, rigor e, acima de tudo, boa vontade. Não esperamos que todos trabalhem até à exaustão, somente que não faltem à palavra que estão agora a dar. Não é objectivo ter a máxima disponibilidade de cada um durante um mandato, mas sim algum esforço durante largos anos. Este é um compromisso de participação activa para a vida.
À digníssima Mesa de Assembleia-Geral, órgão deliberativo por excelência, pede-se que cumpra na íntegra o Artº. 8º do Regulamento Geral da AAACBNS por iniciativa própria.
Ao Exmº. Conselho Fiscal, que compete fiscalizar os actos administrativos e financeiros da Associação, verificar as contas e realizar os respectivos relatórios, vimos pedir a máxima colaboração com a Direcção, pois se cada Órgão Social souber desempenhar as suas funções convenientemente, resultará na organização que esta Direcção tanto solicita.
Quanto aos responsáveis pelo Colégio do Barão de Nova Sintra (agora com nova directora – Drª. Sónia Rocha) e pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, exaltamos o esforço e dedicação que têm desenvolvido para dar o melhor dos contributos junto das crianças e jovens de hoje, sempre com o objectivo de mais tarde poderem ser Homens/Mulheres autónomos e educados. Fazemos votos que definitivamente nos juntemos em volta de um projecto, pois sem o seu apoio não teremos a relevância que verdadeiramente pretendemos implementar.
Por último, mas extremamente importante, uma palavra de agradecimento ao fundador do Colégio, este que foi o nosso abrigo e o local onde a maior parte de nós se fez Homem: ao Barão de Nova Sintra, agradecemos o serviço prestado em favor dos mais desfavorecidos. Sentimo-nos privilegiados por ter vivido no seu edifício e de saber que, em tempos, existiu alguém com tamanha solidariedade. Faremos, em 2010, um jantar com todos os associados, em homenagem a Barão de Nova Sintra, falecido a 3 de Junho de 1870, de forma a assinalar o 140º aniversário do seu falecimento.
Apelamos, assim, à união de todos os antigos alunos em prol do que nos propomos: “Sabemos que não dá para mudar o início mas, se quisermos, vai dar para mudar o final!” O final significa podermos viver sem perder os irmãos que, tal como os irmãos congénitos, não foram escolhidos por nós, mas pelos quais os sentimentos e afectos são exactamente os mesmos; mostrar aos actuais alunos que existe sucesso de gente que frequentou as mesmas paredes, fora delas. Por vezes, um pequeno gesto ajuda-nos a evitar que os outros chorem, porque o nosso objectivo não é limpar as lágrimas a ninguém, é evitar que elas sejam derramadas… ou como diz o provérbio: “No lugar de lhe dares o peixe, ensina-o a pescar”. Nós concordamos! E tu, vais ficar parado?

3 . PROJECTO

Promover uma Associação abrangente, não só aos antigos alunos, mas a toda a comunidade;
Porque, tendo sido, à partida o objectivo primordial, fortalecer os laços de solidariedade entre todos os antigos alunos, será este valor a sustentar a evolução futura da mesma, pois modernizaremos a Associação para um fácil acesso e conhecimento de todos, com site e blog na Internet, terá acesso fácil para te tornares sócio; débito directo para efectuar pagamentos; uma base de dados com todos os registos dos Associados para facilitar contactos futuros, entre outros.

Divulgar a missão do CBNS, reafirmando o seu papel central de substituição ou complementação do papel da família biológica ou de origem.
Porque, tendo sido nós o “produto” desta casa, cabe-nos promover e divulgar, com conhecimento de causa, a Instituição a todos os demais. Tal como a 16 de Janeiro de 1984, aquando registo no 3º. Cartório Notarial do Porto alínea b), a Associação tem como fins a colaboração com o Colégio na defesa deste e do seu prestígio.

Fomentar uma cultura de rigor, exigência, responsabilidade e alto sentido institucional.
Porque, num quadro de mudança, estes valores são os ingredientes que asseguram à Associação, o imprescindível compromisso ético, individual e colectivo, com objectivos e metas traçadas, onde todos os elementos dos Órgãos Sociais terão de ser responsáveis.

Cooperar num ensino de maior qualidade, designadamente através do acompanhamento individual ao estudo, actividades desportivas, formações, etc...
Porque, a qualidade da educação de hoje vai repercutir-se na transferência de conhecimentos para a sociedade, na inovação e na liderança de amanhã, somos voluntários a contribuir com os nossos conhecimentos junto dos actuais alunos e ex-alunos, sempre que solicitados. Participar/organizar, se assim o desejarem, actividades variadas para as crianças e jovens.

Reforçar lógicas de princípios e empregabilidade, assim como ajudar na procura de emprego, mediante a necessidade dos ex-alunos e até mesmo jovens alunos, em situação de desemprego.
Porque, as dificuldades de ser aluno de Nova Sintra aumentam quando se aproxima a necessidade de entrar no mercado de trabalho, queremos, através de protocolos com diversas Instituições, ser uma alternativa na procura de emprego.

Promover e apontar bons exemplos, incentivar e mostrar que é possível ser hoje aluno de Nova Sintra e no futuro Homens/Mulheres de referência na Sociedade.
Porque, existem, não só no passado, como também na sociedade actual, antigos alunos que são hoje bem sucedidos, colocamo-nos à disposição para falar/aconselhar os alunos actuais, fomentando o contacto com novas convivências e realidades assentes nas mesmas bases que as deles.

Colaborar, com a nossa opinião e testemunho de vida, na resposta a questões que nós anteriormente já colocámos, mas que ultrapassámos.
Porque, conhecemos de perto o que é viver no CBNS, podemos dar a conhecer a nossa experiência, auxiliando os actuais colaboradores desta casa a interpretar melhor os anseios das crianças e jovens de hoje. Se necessário for, disponibilizamo-nos a recolher depoimentos realizados a antigos alunos.

Dar voz aos antigos alunos, exemplos aos actuais, demonstrar que cada história foi algo que conseguimos ultrapassar a muito custo e que aqueles que conseguem ter uma vida estável tiveram de lutar o dobro.
Porque, ler é tão ou mais importante que somente ouvir, temos como um dos objectivos escrever um livro, com excertos de ex-alunos, que relatem, não só a sua passagem pelo Colégio, os métodos de ensino da época e muitas outras curiosidades, mas também o que conseguem ser no presente, para que os actuais alunos consigam seguir o lema “…não dá para mudar o início mas, se quisermos, vai dar para mudar o final”;

Desenvolver uma política de alianças que contribua para nos consolidar monetariamente, diversificar fontes de financiamento, reestruturar a Associação assente numa organização forte e consolidada de maneira a assegurar o futuro, preservando sempre a nossa autonomia.
Porque, sozinhos não somos nem fortes nem úteis, e tal como a maior parte deste tipo de Associações, apresentamos actualmente um fraco grau de sustentabilidade, tentaremos junto de outras organizações desenvolver parcerias e alcançar suportes para satisfazer os objectivos a que nos propomos.

Premiar aqueles que, por muitas vezes, substituíram os nossos Pais, que tantas vezes adoeceram por nossa causa.
Porque, estamos gratos a todos os funcionários, eles que foram parte activa na nossa educação e desempenharam, por diversas vezes, o papel de figura paternal/maternal, decidimos condecorar todos eles a sócios de mérito, aquando do almoço na festa do Barão, em homenagem ao Barão de Nova Sintra, falecido a 3 de Junho de 1870, assinalando-se o 140º Aniversário da sua morte.

Garantir registo adequado das competências, reuniões, actividades e impactos.
Porque, a memória do nosso percurso é fulcral para potenciar acções futuras, cabe-nos prestar contas, empregar uma gestão equilibrada, assim como criar um plano de actividades anual para melhor orientação e informação aos associados.

Alterar o Regulamento Geral da AAACBNS em Assembleia-Geral para o efeito.
Porque, entendemos que o Regulamento Geral da AAACBNS está desactualizado, não só por ser da data da nossa fundação (Janeiro/1984), assim como, por ter actualmente valores em escudos, mas também por este estar desenquadrado da realidade dos já passados 26 anos.

Tudo faremos e será o nosso maior desafio termos o nosso “cantinho”.
Porque, não passaremos mais nenhum ano sem festejarmos o aniversário da Associação; porque, não queremos mais transportar toda a papelada de casa em casa; porque, nos queremos organizar definitivamente, procuraremos um local para assentar a sede social.

Aos que acham inglória o esforço em volta desta Associação, aos que defendem a sua extinção, aos que nos dizem que sim e depois nos viram as costas, aos que preferem trocar uma noite de sofá em frente ao televisor em vez de ajudar um amigo, ao que nos julgam insignificantes: somos o “produto final” do Estabelecimento Humanitário do Barão de Nova Sintra, actual Colégio do Barão de Nova Sintra, assim como o resultado de um gesto de Solidariedade Social daquela que é a maior IPSS do País – a Santa Casa da Misericórdia do Porto, à qual agradecemos o facto de amparar tantas crianças desde o falecimento de José Joaquim Leite Guimarães – Barão de Nova Sintra (1808 - 1870). Esperamos assim, o maior dos apoios nesta longa caminhada… a pintora Helena Amaral, o pintor António Carneiro, o Coronel Mendes Pedroso, Ana de Castro Barros, Manuel Ramos, Nelson Guedes Pinto, entre outros… também o agradeceram.

4 . INTRODUÇÃO AO PLANO DE ACTIVIDADES 2010


Dentro das dificuldades que todas as Associações deste género se deparam, à nossa acresce ainda, o facto da sua inactividade há já vários anos. De momento não temos parceiros, não sabemos com quem contamos, nem tão pouco se o esforço que estamos a levar a cabo ira ter resposta por parte dos próprios Associados. Mesmo assim, vem a Direcção da Associação dos Antigos Alunos do Colégio do Barão de Nova Sintra, apresentar à Assembleia Geral e aos sócios o Planos de Actividades para o ano 2010.

No longínquo século III a.C., Huan-Tzer de seu nome, escrevia:

“Se planificares para um ano, semeia cereais, se o fizeres para um decénio, planta uma árvore, se o queres para uma vida, forma homens”.

A planificação deste plano de actividades foi elaborado com o objectivo de proporcionar actividade aos sócios, sendo eles parte activa de todas as acções que possam vir a ser desenvolvidas, mas acima de tudo estaremos também focados nas crianças e jovens, actuais alunos de Nova Sintra, pois pretendemos ajudar desde muito cedo, sempre que solicitados pelos responsáveis, colaboraremos em todas as iniciativas propostas, tentaremos ser úteis, tal como nos pontos 2, 4, 5, 6, 7 e 8 do nosso Projecto. Muito embora, ainda não tenhamos tido oportunidade de interceder junto da nova direcção, somente informamos a mesma das nossas intenções através de ofício, será dentro em breve imprescindível uma reunião.

Alertamos para o facto de dependermos, e muito, da boa vontade dos responsáveis, tanto pelo Colégio, como da Santa Casa da Misericórdia do Porto, como dos próprios associados, para o cumprimento da maior parte dos nossos objectivos, pois como devem saber todas as actividades representarão custos, o que nos obrigará também a recorrer a candidaturas de apoios. Como tal, cabe-nos informar que todas as actividades terão sempre de atingir um número mínimos de participantes e como dito anteriormente na maior parte delas necessitaremos do apoio da “casa mãe”, caso contrário será incomportável para os nossos cofres.

Iremos, ao longo de todas as actividades, incentivar à adesão de novos sócios, actualizar os dados pessoais e registo fotográfico dos já existentes, privilegiaremos os endereços de internet, pois os custos são reduzidos em relação ao correio comum. Julgamos ser comportável financeiramente, criar o cartão de sócio com todos os benefícios que daí julgamos advir, assim como existirá também uma base de dados, devidamente actualizada, com todos os registos dos Associados para facilitar contactos futuros.

Será objectivo, já no primeiro trimestre, poder apresentar a página de internet aos associados, somos de momento possuidores de um blog, http://aaacbns.blogspot.com, que desde a sua criação tem estado bastante activo, contudo, embora remunerado, no site terá a possibilidade de consultar a ficha de sócio, solicitar inscrição aos colegas que se queiram associar, participar em fóruns, consultar a nossa agenda cultural, newsletter, efectuar donativos, entre outros.

Tentaremos, junto da entidade bancária com quem trabalhamos, ter a possibilidade dos sócios poderem efectuar débitos directos para liquidação de quotas, facultaremos o nº. do NIB para maior conforto no pagamento de actividades, solicitando sempre que seja mencionado no descritivo, o nome da pessoa que efectuou a transacção, para que lhe seja entregue o respectivo recibo de quitação.

Será 2010, o ano em que iremos interceder junto de Instituições com o objectivo de criar parcerias, fundamentalmente o Colégio do Barão de Nova Sintra e a Santa Casa da Misericórdia do Porto, com benefícios não só para elementos da associação mas também para as Crianças e Jovens de Nova Sintra, que serão no futuro nossos camaradas. Contamos no imediato com a ajuda da Casa da Cultura e Desporto dos Trabalhadores da Santa Casa da Misericórdia do Porto, que gentilmente nos cedeu as suas instalações para podermos reunir sempre que desejarmos, assim como para a realização da Assembleia Geral da AAACBNS.

Teremos ainda a vertente de Acção Social que possibilitará através de donativos/incentivos, apoiar colegas em situação de doença e em condições económico-sociais problemáticas, tal como visitas a presidiários, que lamentavelmente são mais que os esperados.

PLANO DE ACTIVIDADES 2010

21 Janeiro – 26º. Aniversário da AAACBNS. Festejo junto das Crianças e Jovens do Colégio do Barão de Nova Sintra, tentaremos ter presente um animador, e posterior abertura do bolo de aniversário junto destes, para dar a conhecer desde cedo a Associação aos alunos.

23 Janeiro – Missa, 11:00h, em memória dos associados já falecidos, se possível na capela do Colégio. I Grande encontro de ex-alunos de Nova Sintra num portentoso Almoço convívio, para festejo do 26º. Aniversário da Associação, em local a designar conforme o número de participantes, gratuito para sócios,

15 Fevereiro – Festa de Carnaval, prémio para o mascarado mais original, com jantar num restaurante da cidade, ainda à escolha para o efeito.

27 Fevereiro – Visita às amendoeiras em flor, na Quinta Barca d’Alva – Freixo de Espada a Cinta, pertença da Santa Casa da Misericórdia do Porto, com piquenique convívio entre todos os associados e amigos. Ficando este a depender do entendimento futuro com a SCMP.

27 Março – Jogo de futebol salão, entre associados, precedido de lanche convívio, sendo o custo dividido por todos os atletas e convidados, o que dará uma curta quantia a cada um.

31 Maio – Participação nas celebrações do “Mês de Maria”, em parceria com o Colégio, na romagem com o andor à igreja do Bonfim, onde se encontram todas as colectividades daquela freguesia.

5 Junho – Homenagem a Barão de Nova Sintra, falecido a 3 de Junho de 1870, de forma a assinalar o 140º aniversário do seu falecimento, romagem depois de missa, ao cemitério para prestar a respectiva homenagem, assim como nos lembraremos também do colega “Tó” e do Sr. Nelson Guedes Pinto.

Asseguraremos a organização e tentaremos retomar o trajecto original da corrida do Barão, este que foi imagem de marca durante tantos anos e que todos nós fazemos questão de relembrar constantemente, começando na sede da Santa Casa da Misericórdia do Porto (Ruas das Flores) e terminado no Colégio do Barão de Nova Sintra, partindo os miúdos até os 10 anos do Colégio Nª. Srª. da Esperança. (Iniciativa a propor à Direcção do Colégio).

Condecoração de todos os actuais e ex-funcionários a sócios de mérito, aquando do almoço da festa do Barão.
Será solicitada autorização à Direcção para se proceder à entrega dos diplomas, à saída de missa, no salão de festas, assim como, almoçar juntamente com os alunos e demais convidados, ficando os custos das respectivas refeições a cargo da AAACBNS.

Atribuição do prémio de melhor Aluno que tenha saído do Colégio no ano transacto.

Julho – Estão já a decorrer negociações junto da CCD da Segurança Social do Porto, de qual a possibilidade de alugar por uma semana a colónia de férias Árvores, para que os filhos dos Associados, até aos 12 anos, possam usufruir desse espaço. O número máximo de crianças é de 10, mas se não atingir-mos este número, abrimos a possibilidade de integrar as restantes vagas com actuais alunos do Colégio.

Disponibilizamos um animador sócio-cultural, para as crianças e jovens de Nova Sintra, aquando das suas saídas à praia, durante uma semana, desde que recomendado com a devida antecedência.

4 Setembro
– Noite de fados e guitarradas, com ementa recheada. Em local ainda a designar.

16 Outubro – Reunião balanço e lanche posteriormente. É nossa intenção poder nesta data mostrar aos nossos associados aquela que passará a ser definitivamente a nossa sede social.

13 Novembro – I Magusto AAACBNS, o local do lanche está ainda por designar, tudo faremos para que seja junto dos actuais alunos e para tal solicitaremos à Direcção do Colégio a cedência das suas instalações.

Dezembro – Desejamos oferecer às crianças de Nova Sintra uma “prendinha útil” aquando a nossa participação no Jantar de Natal do Colégio.

Procuraremos junto do CCD da Misericórdia do Porto, participar na festa da Santa Casa da Misericórdia, no Coliseu do Porto, com a finalidade de prendar os filhos dos nossos associados até aos 12 anos, assim como levar toda a “Família Baronense” ao circo.

FAZEMOS INTENÇÃO DE RECOLHER TODAS AS OPINIÕES PARA MELHORAR NO FUTURO.

GRATOS PELA VOSSA COLABORAÇÃO

“Sabemos que não dá para mudar o início mas, se quisermos, vai dar para mudar o final!”

Sem comentários:

Enviar um comentário